quinta-feira, 26 de junho de 2008

Grupo Pioneiro em Ponte de Lima

Nos passados dias 21 e 22 de Junho o grupo pioneiro do agrupamento, realizou um empreendimento, na paisagem protegida de Bertiandos e S. Pedro D’Arcos em Ponte de Lima, com o tema “ Um fim de semana na Natureza”. Pelas 8.30h os Pioneiros saíram da Sede com destino a Ponte de Lima. Quando chegaram foi feita a confirmação da inscrição na recepção da Quinta Pedagógica de Pentieiros e seguiu-se a montagem do campo. A primeira actividade iniciou-se pelas 11:00 horas e foi realizado o percurso proposto pelo Centro de Interpretação Ambiental denominado “Percurso das Tapadas” com uma distância aproximada de 3 km e uma duração de 1,30 h com um grau de dificuldade baixa. Este percurso com o objectivo de Interpretar a zona das tapadas onde predominam as actividades humanas como a pecuária e a silvicultura… o primeiro motivo de interesse deste percurso é a ponte de Esteiro sobre o ribeiro Leira longa, um elemento arquitectónico construído durante o sec XVI ou XVII. Depois do almoço foi realizado o percurso proposto pelo centro denominado “Percurso da Água” com uma distância aproximada de 12,5 Km com uma duração aproximada de 6 horas com um grau de dificuldade média. Este percurso teve como objectivos compreensão do movimento do principal elemento desta paisagem protegida – a água – (símbolo dos Pioneiros), a interpretação da área das Tapadas do Mimoso e o contacto com a forma de distribuição da ocupação humana na zona involvente e, ainda do património dela resultante. Todo este troço evidencia valores patrimoniais históricos, como a Casa da Quinta de Pentieiros, agora recuperada pelo centro de acolhimento, a necrópole Megalítica á saída da quinta, o cruzeiro e alminhas que serviam para proteger os transeuntes, no percurso podemos observar uma bela paisagem da ribeira valorizada pelo espaço de Lazer fluvial da Azenha de Estorãos, deparamo-nos com uma zona tipicamente agrícola, com uma Estátua das Quatro Mãos. Pelas 18 horas assistimos á eucaristia na Igreja Paroquial de S. Pedro de Arcos. De Regresso ao local de acampamento foi preparado o jantar, e no final foi realizado o fogo de Conselho juntamente com os Lobitos da Comunidade Gillwel do Núcleo de Braga que também se encontravam em actividade no local. No Domingo depois da alvorada foram visitar uma ponte existente próximo do local do acampamento e onde pudemos desfrutar de um banho no Ribeiro. Regressamos ao campo onde foi feita a desmontagem do campo e depois do almoço foi feita a visita pela quinta pedagógica onde pudemos observar vários animais e plantas. O Regresso a Braga foi pelas 17 horas pelo caminho houve tempo para uma breve avaliação do empreendimento.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

23 º Aniversário do Agrupamento

O Agrupamento 810 de Nogueiró, comemorou nos passados dias 7, 8 e 9 de Junho de 2008 o seu 23º Aniversário. Este aniversário foi comemorado com um acampamento em Dadim nos dias 7 e 8 Junho com o Tema "Solidariedade" e um Jantar com os antigos escuteiros no dia 9. O dia 7 da parte da manhã foi para montagens de Campo onde os escuteiros das 4 secções puseram em prática os seus dotes de pioneirismo e vida em campo. às 14:30 Alberto Coelho, Chefe de Agrupamento, deu por aberto o acampamento com o içar da bandeira no campo depois seguiram-se as actividades por secção, em que os Lobitos e Exploradores fizeram um Raid e os Pioneiros e Caminheiros fizeram recolha de roupas para serem entregues em instituições de solidariedade Social. Pelas 21:00 horas foi feita a velada de Armas na Igreja Paroquial de Nogueiró com a presença do Assistente de agrupamento, Pde Miguel Angelo, seguindo-se o Fogo de Campo onde os escuteiros mostraram os seus dotes de representação e brincadeiras. No Domingo pelas 11:00 horas na Eucaristia Dominical da Paróquia, foi realizada a promessa de novos elementos que assim fizeram o seu compromisso de adesão ao escutismo. Nesta Mesma Eucaristia foram entregues a Insignia de Prata a 4 Lobitos por terem completado as provas de Bronze. Foram distinguidos com a Cabeça de Lobo o Pioneiro Ricardo Costa e o Caminheiro Pedro Rodrigues da Silva pela seu exemplo, dedicação e entrega ao escutismo. O almoço foi feito em conjunto com todo o agrupamento que terminou com o cantar dos parabéns e o Partir do Bolo. No dia 9 de Junho dia de aniversário pelas 21:00 horas foi feito o Jantar com antigos escuteiros que se quiseram juntar ás comemorações deste aniversário. Foi recordado neste jantar a história do agrupamento bem como alguns passos importantes na passagem do mesmo, seus fundadores e recordar tempos passados em conjunto. ficou a promessa de que todos os anos neste dia se iriam encontrar.

Exploradores Comemoraram S. Jorge

Os Exploradores comemoraram nos dias 25, 26 e 27 Abril o Dia de S. Jorge seu Patrono, a actividade decorreu no ACE - Apúlia Centro-Escutista na Vila de Apúlia