quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Boas Festas

A direção do agrupamento de escuteiros de Nogueiró deseja a todos os seus escuteiros, familiares, amigos, benfeitores, conhecidos e seguidores desta página, um Santo e Feliz Natal, que a luz da paz de Belém ilumine as vossas vidas.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Escuteiras distinguidas com a Cabeça de Lobo

A Junta Regional de Braga do Corpo Nacional de Escutas, sob parecer da direção do agrupamento, ouvida a junta de Núcleo de Braga, atribuiu a Cabeça de Lobo ás escuteiras Elsa Cristina e Rita Fernandes. (Ordem serviço Regional nº 3 / 2013 de 30 Novembro
As condecorações foram entregues no passado Sábado, pelo Chefe de Agrupamento, Márcia Coelho e pelo Assistente Pde Miguel Angelo.
Nesta Cerimónia foi também entregue a especialidade de Acólito ao Explorador Filipe Rocha.
A Direção do agrupamento dá os Parabéns todos, e fazendo votos para que continuem com a dedicação, entrega e exemplo, e que esta condecoração lhes dê força para continuarem.

Luz da Paz de Belém, já chegou a Nogueiró e Tenões (percurso)

A 26 de Novembro de 2013, uma criança Austriaca de nome Michael Weixlbaumer de 12 anos, escolhida pelos seus feitos heroicos, vai até Belém e recolhe a Luz, no lugar onde Jesus Nasceu.

A 14 de Dezembro em Viena-Austria numa celebração ecuménica com centenas de delegações estrangeiras, os nossos irmãos escutas da MSC - Movimento Scout católico da nossa Vizinha Espanha, recolhem da Luz da Paz de Belém e trazem-na para Espanha

A 14 de Dezembro uma Delegação Portuguesa do Corpo Nacional de Escutas- Escutismo Católico Portugês, composta por pioneiros, caminheiros e dirigentes, parte para Alicante-Espanha para recolher a Luz trazida da Austria

A 15 de Dezembro em Alicante-Espanha na Catedral de San Nicolas, a delegação Portuguesa do CNE acolhe a Luz da Paz de Belém


A 18 de Dezembro o Papa Francisco recebe a Luz da Paz de Belém das mãos do menino austriaco
“Vocês trouxeram a ‘Luz da Paz” de Belém’, um sinal forte que nos ilumina no nosso propósito de sermos a luz do mundo. Faz resplandecer a confiança e a esperança dos verdadeiros filhos de Deus e leva a Paz de Cristo às nossas famílias e aos nossos vizinhos”
"Papa Francisco"


A 20 de Dezembro realiza-se a cerimónia nacional da entrega da Luz da Paz de Belém a todos as regiões, Núcleos e Agrupamentos, na Igreja Matriz Velha, em Vila Nova de Famalicão

A 20 de Dezembro uma delegação do Agrupamento de Nogueiró desloca-se até Famalicão e a pioneira Elsa acolhe a Luz da Paz de Belém em Famalicão e trazem-na para a Freguesia de Nogueiró e Tenões


A 21, 22, 24 e 25 de Dezembro o Agrupamento de Nogueiró, distribui a Luz da Paz de Belém, pelas Comunidades Paroquiais de Nogueiró e Tenões


"Esta chama que cada um tem diante de si percorreu muitos quilómetros e não se apagou.
Agora, também vós sois responsáveis por partilhá‐la.
Acolhei‐a no vosso coração para que não se apague.
Sejamos protagonistas ativos no trabalho pela Paz
E pelo amor fraterno entre os povos"

Peregrinação a Fátima 2013 - 8 de Dezembro

O Agrupamento de Nogueiró, realizou no passado dia 8 de Dezembro a já habitual peregrinação a Fátima.
Do programa desta peregrinação, constou a Eucaristia no recinto do Santuário ás 11h, e na parte de tarde foi realizada a "Via Sacra dos Pastorinhos" em Valinhos - Fátima.
Esta iniciativa esteve aberta à Comunidade, à qual o agrupamento agradece, por se terem juntado a nós nesta peregrinação.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Recolha de alimentos 6, 7 e 8 Dezembro 2013

No próximo fim de semana, haverá recolha de alimentos nas Paróquias de Nogueiró, Tenões, Espinho, Sobreposta, Pedralva, Lamaçães.
Contribua nos pontos de recolha presentes nas respetivas Igrejas nos horários das Eucaristias.
nestes locais estarão escuteiros dos respetivos agrupamentos, para os receber. Os mesmos serão entregues à equipa de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da ASCREDNO que os farão chegar sob a forma de cabazes a familias carenciadas das paróquias acima mencionadas.
OBRIGADO PELO VOSSO CONTRIBUTO

Escuteiros de Nogueiró na recolha do Banco Alimentar

Escuteiros do agrupamento de Nogueiró, fizeram parte das centenas de voluntários que no fim de semana colaboraram com a recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome.
O turno foi feito no mini preço do retail Center na tarde de Domingo dia 1 de Dezembro.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Tertúlia "Uma Vida a Servir" 2013

No Passado dia 23 de Novembro 2013, a junta de Núcleo de Braga do CNE, realizou a habitual atividade de reconhecimento aos dirigentes com mais de 25 e 50 anos de serviço no ativo "Uma vida a servir", Esta edição que teve lugar na Associação Comercial de Braga, local da primeira reunião da equipa que depois viria a fundar o Corpo Nacional de Escutas.

Para esta tertulia foram convidados alguns dirigentes que marcam e marcaram a história do escutismo, a darem o seu testemunho.