domingo, 3 de abril de 2016

2 de abril, fomos ao Museu

No passado dia 2 de abril os nossos lobitos e exploradores foram fazer uma visita ao Museu Pio XII em Braga e aproveitaram a viagem para também fazerem uma visita ao edifício Sede Regional de Braga do Corpo Nacional de Escutas na Rua da Boavista - Sé. Neste edificio têm a sua sede o Agrupamento nº 1 do CNE, a Junta Regional e junta de Núcleo de Braga bem como a direção regional da fraternidade Nuno Alvares.
No Museu Pio XII os nossos escuteiros tiveram oportunidade de visitar:
Museu Pio XII - os escuteiros puderam observar um vasto espólio nas áreas da lítica, numismática, cerámica, textil, escultura, pintura e ourivesaria.
Henrique Medina - os escuteiros puderam conhecer uma parte significativa da obra de Henrique Medina, um dos grandes retratistas do Sec. XX.
Desenhos de pena e aguada, a lápis e aguarela, lápis e grafite, a sanguínea e grafite com aguada, a aguarela e principalmente, a óleo sobre tela, foram as técnicas que o pintor usou nas suas obras. Henrique Medina um amante da vida e da Natureza, com ele somos levados a gostar do mundo e, sobretudo, da beleza do ser humano.
A Torre Medieval  ou Nossa Senhora da Torre foi construída entre 1422 e 1436. No terceiro piso os escuteiros puderam ver um oratório dedicado a Nossa Senhora da Torre, erguido como forma de agradecimento por a cidade ter sido poupada ao terramoto de 1755, que devastou a cidade de Lisboa.
No topo da torre a 40 metros de altura os escuteiros puderam usufruir de uma das mais belas panorâmicas sobre a cidade de Braga.
Exposição "Cristo Suspenso" - os escuteiros puderam também visitar a exposição de pintura "Cristo Suspenso" de Santiago Belacqua que se encontra patente numa das galerias do Museu até 17 de abril 2016.

O nosso agradecimento à nossa Guia no Museu, e na Sede Regional, bem como ao pai dos nossos escuteiros que nos concedeu a visita.

fica aqui o registo desta viagem: